fbpx

Você sabe o que é calázio?

28/02/2019
post-calazio-1200x698.jpg

Oftalmologista do Hospital América de Mauá explica o que é e como tratar

O calázio é uma formação cística, com conteúdo endurecido, que pode se desenvolver na pálpebra superior ou inferior. O calázio é um quadro crônico, que não responde ao uso de colírios e/ou pomadas. É uma lesão nodular geralmente próxima ao bordo palpebral. O cisto se forma devido ao acúmulo de secreção da glândula de meibomio, explica a Dra. Renata Bastos Alves, oftalmologista, prestadora de serviços no Hospital América de Mauá.

O diagnóstico do calázio é realizado através de um exame de biomicroscopia na pálpebra do paciente, no consultório do oftalmologista. Sempre que notar alguma alteração diferente no contorno da pálpebra, é necessário fazer o diagnóstico diferencial para instituir a melhor opção terapêutica. Pode haver cura completa espontaneamente, mas alguns casos requerem intervenção médica, comenta a oftalmologista.

O tratamento do cisto pode ser feito através de infiltrações locais com anti-inflamatórios (sendo necessárias de uma a três infiltrações) ou através de cirurgia. Na cirurgia utilizamos curetas específicas para a remoção do calázio que, além do conteúdo encistado, ajudam a remover a sua cápsula, que, se não retirada adequadamente, favorece o reaparecimento da lesão. Após a cirurgia é preciso usar corretamente a medicação prescrita pelo oftalmologista, além de evitar se expor ao sol, praia, piscina, até que a lesão esteja cicatrizada, esclarece a médica.

No Hospital América, os pacientes encontram diferenciais em atendimento, médicos especializados e estrutura completa para realização da cirurgia de calázio. “No Hospital América temos profissionais especialistas, a cirurgia é feita no centro cirúrgico, com sedação e anestesia local, acompanhado pelo anestesista, para que se tenha total segurança e conforto para o paciente, finaliza.

Dra. Renata Bastos Alves | CRM: 83686 | Coordenadora do setor de oftalmologia e prestadora de serviços no Hospital América de Mauá.


HOSPITAL AMÉRICA

Rua Martin Afonso, 114
Vila Bocaina – Mauá/SP
Telefone: (11) 4544.2085





ACOMPANHE NOSSAS

Redes Sociais






Hospital 2019. Todos os Direitos Reservados.