fbpx


Pediatria




O que faz o médico pediatra?

O pediatra é o médico especializado na assistência a crianças e adolescentes, responsável tanto pela prevenção quanto pelo tratamento de doenças, realizando consultas de rotina e acompanhando o crescimento e o peso da criança.

O que trata?

Entre as responsabilidades do pediatra, estão orientar e aconselhar os pais desde o nascimento do bebê sobre a importância da consulta pediátrica periódica, da amamentação e da alimentação adequada, informar sobre as fragilidades infantis e sobre o desenvolvimento físico, biológico e mental durante a infância, averiguar o histórico familiar, pesquisar os hábitos e condições de vida da criança, acompanhar o crescimento, medindo peso e altura, examinar o funcionamento dos sistemas infantis, verificar queixas, diagnosticar possíveis moléstias, solicitar exames detalhados, acompanhar a imunização (vacinação) e receitar o tratamento adequado para cada caso, verificando melhora do quadro clínico e mudando o método de tratamento se necessário.

Quando procurar um pediatra?

De forma geral, o Pronto Atendimento deve ser procurado em caso de urgências ou emergências. Ambas são situações súbitas de risco, mas, enquanto a urgência requer uma solução rápida, em curto prazo, a emergência necessita de uma solução imediata, pois envolve risco de morte. Requerem avaliação de urgência situações como acidentes, traumas, quedas, intoxicações, convulsões, queimaduras, sangramentos nas fezes ou no vômito. Também demandam atendimento mais urgente quadros que necessitam de medicação intramuscular ou endovenosa, como desidratação (moleira funda), dificuldades respiratórias, choro que não cessa e vômitos. Em casos de suspeita de enfermidades que possam precisar de intervenção médica mais imediata, como meningite ou apendicite, também recomenda-se a visita ao Pronto Atendimento, para agilizar a realização de exames. Os recém-nascidos (até 30 dias) devem receber atenção especial, já que o agravamento de quadros clínicos pode se dar muito rapidamente nessa faixa etária. É importante, portanto, que pais e cuidadores de bebês de até 6 meses de idade fiquem atentos e mantenham um contato mais próximo com o pediatra, principalmente se o recém-nascido ou bebê apresentar apatia, dificuldade respiratória, sucção bem fraca ou até ausente, sangue nas fezes, vômito em grande quantidade, aparência arroxeada (cianose) ou amarela (recém-nascido com icterícia), febre acima de 37,5ºC ou queda de temperatura (abaixo de 35,5/36ºC). A febre é um dos sintomas que mais gera visitas ao pronto-socorro, sendo que, na verdade, apenas indica a presença de alguma infecção ou inflamação. Se a criança fica prostrada durante a febre, mas volta a se alimentar e a agir como de costume quando a temperatura normaliza, não há razão para alarme. Caso contrário, o pediatra deve ser consultado assim que possível.

Agendamento

Quais os diferenciais dos especialistas, dos exames e da infraestrutura do Hospital América?

O Hospital América conta com uma equipe de Pronto Atendimento composta por pediatras, cirurgiões e ortopedistas, além de profissionais de diversas subespecialidades da pediatria, todos altamente capacitados para atender urgências e emergências de pacientes recém-nascidos e pediátricos. Um dos diferenciais da Emergência Pediátrica do hospital é o Centro de Diagnóstico, que garante alto grau de resolutividade para pacientes e corpo clínico, disponibilizando diversos exames complementares, como cintilografia, endoscopia, broncoscopia, tomografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, ecocardiograma e ressonância magnética. O hospital possui ainda uma sala especialmente para atendimento de traumas, com equipamentos de última geração e leitos preparados para receber casos graves. O Hospital América de Mauá visa ser reconhecido como o melhor hospital pediátrico da região do ABC paulista, oferecendo excelência em serviços prestados e proporcionando, de forma sustentável e com compromisso social, acolhimento para crianças e seus familiares, médicos e demais cuidadores.

Dr. Flávio Roberto Belisario dos Santos, pediatra e prestador de serviços no Hospital América de Mauá.




PRÉ-AGENDAMENTO

Faça o pré-agendamento de seus exames e consultas.


AGENDAR



RESULTADOS DE EXAMES

Retire o resultado de seus exames com toda segurança.


ACESSAR



ENTRE EM CONTATO

Atendimento via telefone, email e WhatsApp.


CONTATO


HOSPITAL AMÉRICA

Rua Martin Afonso, 114
Vila Bocaina – Mauá/SP
Telefone: (11) 4544.2085





ACOMPANHE NOSSAS

Redes Sociais






Hospital 2019. Todos os Direitos Reservados.