fbpx


Infectologia




O que faz o médico infectologista?

O médico infectologista é responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento de pacientes com doenças infecciosas, atuando também na prevenção de doenças infectocontagiosas por meio de orientações em parceria com a saúde pública, tanto pela indicação de imunização (vacinação) quanto por ações de saneamento básico ou estratégias de bloqueio de transmissão dessas doenças. O infectologista desempenha ainda uma importante função no combate e no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, antigamente chamadas de infecções hospitalares, monitorando e normatizando procedimentos e ações de outras especialidades médicas, da enfermagem, da nutrição e da farmácia, auxiliando até mesmo no controle e gerenciamento dos resíduos (lixo) gerados por esses serviços.

O que trata?

Doenças infecciosas e doenças infectotransmissíveis.

Quando procurar um infectologista?

Grande parte das doenças infecciosas são facilmente diagnosticadas pela população, o que faz as pessoas procurarem espontaneamente o auxílio do infectologista, principalmente quando há presença de febre, de feridas ou lesões com pus e de quadros com exantemas (vermelhidão no corpo). O paciente também pode ser encaminhado por médicos de outras especialidades quando há suspeita de doença infecciosa. Em caso de necessidade de orientação em relação à imunização ou mesmo em investigações sorológicas de rotina, como as de infecções sexualmente transmissíveis, de acompanhamento pré-natal ou em situações de exposições populacionais a alguma doença infectocontagiosa, o infectologista também deve ser procurado.

Agendamento

Quais os diferenciais dos especialistas, dos exames e da infraestrutura do Hospital América?

O Hospital América conta com três infectologistas, que investigam e orientam o tratamento dos casos suspeitos ou confirmados de doenças infecciosas em pacientes internados. Esses especialistas auxiliam também na normatização de programas e protocolos para o controle e combate às infecções associadas à assistência à saúde no hospital, além de orientar sobre a utilização do uso de antibióticos, proporcionando menos custos, maior eficiência e redução da resistência de bactérias a esses medicamentos, de modo a garantir maior segurança ao paciente. O Hospital América oferece ainda a infraestrutura necessária para o diagnóstico e o tratamento de grande parte das doenças infecciosas, o que confere excelência ao atendimento dos pacientes. Em breve, a equipe de infectologistas deverá iniciar o atendimento ambulatorial, assegurando assistência de qualidade não apenas durante a internação, mas também no pré e no pós-atendimento no hospital.

Sobre a infectologia

A infectologia é uma área extremamente recente no Brasil, onde foi reconhecida como especialidade médica apenas na década de 1970, quando uma epidemia de meningite causou muitas mortes no país, especialmente em São Paulo. O advento da AIDS, na década de 1980, foi o maior propulsor para o estabelecimento da infectologia como especialidade médica no Brasil, época em que a medicina apresentou um dos maiores avanços da história. Após ser reconhecida como especialidade e ser demonstrada a sua importância para pacientes e para a saúde pública, a presença de infectologistas em todos os hospitais e serviços de saúde do país passou ser obrigatória. Desde 1998, é exigida também a existência de Comissões de Controle de Infecções Associadas à Assistência à Saúde, nas quais o infectologista deve ter participação direta na coordenação.

Dr. Claudio Roberto Gonsalez, médico do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) e prestador de serviços no Hospital América de Mauá.




PRÉ-AGENDAMENTO

Faça o pré-agendamento de seus exames e consultas.


AGENDAR



RESULTADOS DE EXAMES

Retire o resultado de seus exames com toda segurança.


ACESSAR



ENTRE EM CONTATO

Atendimento via telefone, email e WhatsApp.


CONTATO


Confira mais no Blog

23/10/2019

Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 1 milhão de pessoas entre 15 e 49 anos contraem Infecções Sexualmente Transmissíveis curáveis todos os dias. De acordo com dados divulgados pela organização, isso equivale a mais de 376 milhões de novos casos anuais de doenças como clamídia, gonorreia e sífilis. É o que explica o […]

04/09/2019

Atualmente, têm sido veiculadas na imprensa diversas reportagens sobre pessoas que inalaram monóxido de carbono e foram a óbito. Segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), São Paulo contabiliza, desde 2000, 122 mortes do tipo, sendo o estado que mais registrou mortes por inalação de gás nesse período.  O monóxido de carbono é […]

04/09/2019

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso, o Morbillivirus, e é uma das principais doenças responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos.  Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação desse vírus, no entanto, em 2018, o país enfrentou dois surtos de sarampo, em […]



HOSPITAL AMÉRICA

Rua Martin Afonso, 114
Vila Bocaina – Mauá/SP
Telefone: (11) 4544.2085





ACOMPANHE NOSSAS

Redes Sociais






Hospital 2019. Todos os Direitos Reservados.