As principais dosagens avaliadas são glicose, colesterol total e frações, triglicérides, ácido úrico, ureia, creatinina, proteínas, enzimas, eletrólitos, função hepática, entre outros.
Para assegurar a integridade dos resultados, é feito controle de qualidade integrado com o Gráfico de Levey-Jenning e são aplicadas as Regras de Westgard.
Nosso laboratório dispõe de equipamentos automatizados com sistema interfaceado, proporcionando qualidade no serviço e ganho na eficiência operacional. Todo esse processo ajuda a evitar erros e garante laudos precisos e de alto padrão.
É a especialidade médica que avalia quantitativa e qualitativamente os elementos do sangue – hemácias, leucócitos e plaquetas –, fazendo uso de alta tecnologia e aplicando rigoroso controle de qualidade, ambos acompanhados de fundamental análise microscópica.
Os testes de coagulação são requisitados principalmente em procedimentos pré-operatórios e em monitoramento do uso de anticoagulantes orais.
Na imuno-hematologia, é feita a classificação do tipo sanguíneo ABO/Rh e outros testes para investigar incompatibilidade materno-fetal.
Este exame tem como objetivo avaliar a capacidade de produção de hormônios, tanto femininos quanto masculinos, seguindo métodos de radioimunoensaio, imunofluorescência e quimioluminescência. Realizam-se dosagens dos hormônios tireoidianos, hormônios da fertilidade, dos marcadores sorológicos para o diagnóstico de câncer na próstata, entre outros. |
São realizados testes sorológicos por métodos específicos, utilizando técnicas de soroaglutinação, enzimaimunoensaio, fluorimetria, quimioluminescência e imunofluorescência. Também é feita toda a triagem de hepatites, HIV, toxoplasmose, citomegalovírus, rubéola, testes de gravidez e marcadores tumorais.
Bactérias clinicamente importantes são isoladas e identificadas em diversos materiais biológicos. Neste setor também realizam-se testes de sensibilidade a antibióticos por meio de aparelho automatizado, que proporciona resultados mais rápidos e precisos.
Utilizando métodos específicos para pesquisar diferentes formas parasitárias, são realizados exames nas fezes, como o de coleta de Coprológico Funcional, para o estudo das funções digestivas, e o de Sangue Oculto, para auxiliar na identificação de ulcerações/sangramentos intestinais.
As análises de urina são realizadas em três etapas: exame físico, químico e microscópico, que auxiliam no diagnóstico de infecções do trato urinário e de nefropatias.
Todos os serviços sujeitos à disponibilidade de agendamento, equipamento e cobertura de seu plano de saúde.