fbpx

Março Lilás – Atenção ao cuidado do bebê prematuro

18/03/2020
05032020_Facebook_Março-Lilás.png

No Brasil, cerca de 11% das crianças que nascem por ano são prematuras. A campanha Março Lilás tem como objetivo informar e capacitar as equipes médicas a respeito dos cuidados e desafios relacionados a bebês imaturos.

Uma assistência especializada é fundamental no apoio à família desses bebês, tanto no pós-natal como nas orientações que a família deve receber antes de a criança receber alta hospitalar. E, nesse sentido, a UTI Neonatal do Hospital América possui infraestrutura e equipe multiprofissional especializada no atendimento de recém-nascidos de alto risco, prematuros e casos de gestações múltiplas que necessitam de cuidados especiais. Também estamos capacitados para atender bebês com problemas congênitos e contamos com suporte completo para cirurgia neonatal.

Temos programas desenvolvidos especialmente para fornecer a melhor assistência ao bebê, bem como suporte emocional aos pais, e nossa UTI Neonatal é reconhecida por seu modelo de atendimento humanizado, que oferece cuidados individualizados para não causar estresse ao bebê, garantindo temperatura adequada às necessidades dos recém-nascidos e iluminação controlada para preservar períodos de descanso.

Gestações de alto risco

Quanto ao aspecto psicológico, oferecemos apoio para os pais que precisam dividir a atenção entre dois ou mais filhos simultaneamente, colaborando para que consigam encontrar o equilíbrio entre conter a tristeza em relação ao que não vai bem e manter a alegria em relação ao que evolui positivamente.
Também orientamos as mães quanto ao aleitamento e trabalhamos a ansiedade relacionada a tomadas de decisão, como qual filho amamentar primeiro, se for o caso, e em qual horário. Para isso, e em todos os aspectos, possuímos fonoaudiólogas aptas a confortar e tranquilizar os pais, para que participem desta fase da melhor forma possível.

Horário do soninho

Alguns momentos do dia são dedicados a criar um clima de sossego e aconchego para os bebês. As luzes são apagadas para garantir um ambiente mais calmo e relaxante, evitando-se realizar qualquer procedimento com os recém-nascidos nessas ocasiões.
Essa é uma das formas que encontramos de evitar a dor e diminuir o estresse dos bebês, estreitando ainda mais o contato entre mãe e filho, já que esses momentos são totalmente destinados ao relaxamento.

Rede terapia

Neste caso, o maior ganho para o bebê está relacionado a aspectos psicológicos e cognitivos. No balanço da rede, sendo acolhido pelo tecido de forma aconchegante, com movimentos livres e em ambiente intimista, o bebezinho tem lembranças da barriga da mãe, o que o acalma profundamente.

Método Canguru

É um método humanizado que oferece ao bebê uma vivência da passagem da vida intrauterina para a extrauterina, aumentando muito o vínculo entre pais e bebê. Esse vínculo deixa o bebê mais seguro, o que proporciona mais confiança aos pais no manuseio de seu filho, sendo importante para o desenvolvimento completo do bebê que veio prematuramente ao mundo.

O “Método Canguru”, além de ser um gesto mais do que carinhoso, estreita laços, incentiva o aleitamento materno e o melhor desenvolvimento do recém-nascido, evitando infecções hospitalares.

Tudo é pensado para garantir a segurança dos bebês, enquanto as mães recebem acompanhamento psicológico para lidar melhor com esse momento particularmente difícil.


HOSPITAL AMÉRICA

Rua Martin Afonso, 114
Vila Bocaina – Mauá/SP
Telefone: (11) 4544.2085





ACOMPANHE NOSSAS

Redes Sociais






Hospital 2019. Todos os Direitos Reservados.