fbpx

Fevereiro Laranja 2021 – Mês de Combate à Laucemia

02/02/2021

A Campanha Fevereiro Laranja foi criada para alertar a população sobre a Leucemia e a importância da realização de exames para que a doença seja detectada e tratada o mais rápido possível.

A Leucemia é um tipo de câncer que ocasiona um crescimento acelerado nas células do sangue, levando a um desequilíbrio no organismo. A leucemia atinge a produção de glóbulos brancos que aparecem quando novas células na medula óssea são produzidas. O tratamento mais indicado para combater a doença é a medicação quimioterá­pica até o transplante de medula óssea.

Sintomas da Leucemia

Atualmente foram descobertos 12 tipos de leucemia cujos sintomas podem variar muito.

A Leucemia apresenta alguns sintomas como:

Sangramento, desmaios, vômitos, manchas no corpo, dores nas articulações e perda de peso

Esses sintomas devem ser investigados através de exames de sangue e acompanhamento com um hematologista que dará um diagnóstico.

Um dos exames realizados para constatar a doença é o hemograma, realizado por meio da coleta de sangue do paciente.

Formas de prevenção a Leucemia

O INCA observa que, apesar de os pacientes que desenvolvem leucemia não apresentarem fatores de risco que possam ser modificados, o recomendado pelo instituto é evitar o tabagismo. Fumar é um fator externo de risco para diversos tipos de câncer.

Os exames periódicos são essenciais para o diagnóstico ainda no início da doença. Caso apresente os sintomas descritos, busque uma unidade de saúde.

Uma das formas de tratamento mais eficazes da doença é o transplante de medula óssea e é indicado em casos de alto risco.

O primeiro passo é a investigação dos familiares de primeiro grau do paciente em busca de compatibilidade. Caso isso não ocorra, é registrada a necessidade em um banco de medula.

Os doadores volun­tários são examinados e seus resultados também vão para um banco. No momento em que surge a compatibilidade entre o doador e o paciente, é realizado o procedimento de coleta do material. A doação é importante, pois a chance de encontrar doadores compatíveis é relativamente baixa.





HOSPITAL AMÉRICA

Rua Martin Afonso, 114
Vila Bocaina – Mauá/SP
Telefone: (11) 4544.2085





ACOMPANHE NOSSAS

Redes Sociais



Hospital 2019. Todos os Direitos Reservados.