fbpx

Especialista do Hospital América de Mauá dá dicas para aproveitar o Carnaval sem prejudicar a saúde

05/02/2020
03-FEV-i-1200x888.png

Dicas para o Carnaval!

Sinônimo de alegria, o Carnaval é uma festa belíssima, marcada pela diversidade e por características regionais. No entanto, seja no Carnaval da Bahia, do Rio de Janeiro ou nos bloquinhos de rua das cidades do interior, há algo em comum em todos os lugares: o gasto de muita energia. Por isso, é fundamental que se esteja fisicamente preparado, além de ter uma boa alimentação e se manter bem hidratado. Confira algumas dicas da Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna, médica e prestadora de serviços no Hospital América de Mauá, para manter a energia durante os dias de folia!

  • Nos dias de Carnaval, devemos nos alimentar de forma gradativa ao longo do dia, ingerindo pequenas porções e em intervalos menores. Capriche no desjejum e, para o almoço e o jantar, dê preferência a alimentos leves. Os lanchinhos entre as refeições são importantes, sem dúvida.
  • Não podemos nos esquecer de que estamos no alto verão, o que, por si só, já nos exige um cuidado maior com a hidratação.
  • Beba água, muita água. No mínimo 2 litros, quantidade recomendada habitualmente, mas acrescente também outros líquidos, como água de coco, chás gelados claros e sucos de frutas.
  • Sugiro ingerir frutas frescas, frutas secas e fazer refeições com mínima quantidade de gordura e que sejam de fácil digestão (diminuir bastante o consumo de carnes, sobretudo as vermelhas).
  • Fique longe de frituras, temperos fortes, alimentos industrializados, embutidos e refrigerantes.
  • Use protetor solar. No rosto, sempre fatores acima de 50. No corpo, no mínimo fator 15. Se possível, use também chapéu com abas largas.
  • Recomendo que se tenha sempre uma garrafa de água de 500 ml à mão, para ir tomando durante a folia.
  • Fique atento aos sinais que o corpo emite, como saliva mais espessa e sudorese intensa, e tome mais água. Muito cuidado ao comprar água nas ruas, devido à contaminação das embalagens. Estaremos sob temperaturas acima dos 30° C, e tudo pode ser mais facilmente contaminado. Compre bebidas apenas de fontes seguras em termos de higiene.
  • Tome cuidado com as doenças típicas do verão, como as gastroenterocolites agudas (diarreia, vômitos e febre) associadas a vírus (rotavírus) ou a bactérias (salmonela). Coma alimentos bem leves e apenas em locais seguros, evitando também ingerir alimentos crus, como saladas e frutas descascadas e picadas, fora de casa. Cuidado com a origem da água.
  • A desidratação é muito comum, sobretudo em crianças e pessoas acima dos 60 anos, cujos mecanismos regulatórios são mais sensíveis. Tome água o tempo todo, em pequenas porções.
  • Condições de acondicionamento de bebidas pelos vendedores ambulantes: sinal vermelho! Sim, a contaminação pode ocorrer com uma latinha ou copinho levado até a boca, afetando, consequentemente, o trato gastrointestinal. Por isso, é recomendado que se compre bebidas apenas de fontes seguras em termos de higiene. Estabelecimentos sujeitos a fiscalização são mais confiáveis.
  • Cuide de sua saúde sexual. Use preservativo para se proteger das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Elas não decorrem exclusivamente do contato entre genitais. As infecções também podem atingir a boca e a garganta, o que, muitas vezes, dificulta o diagnóstico e o tratamento.

 

Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna, médica e prestadora de serviços no Hospital América de Mauá | Cremesp 83319


HOSPITAL AMÉRICA

Rua Martin Afonso, 114
Vila Bocaina – Mauá/SP
Telefone: (11) 4544.2085





ACOMPANHE NOSSAS

Redes Sociais






Hospital 2019. Todos os Direitos Reservados.